Implantado na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna a partir de uma parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) – Ministério da Saúde, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) é um centro de referência para o tratamento do câncer que integra a assistência ao paciente oncológico.
A integralidade do tratamento disponibilizada pela instituição garante maiores chances de cura da doença, já que diminui a demora no trâmite burocrático, principalmente no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de facilitar a interação entre a junta de profissionais responsáveis pelo diagnóstico e tratamento.
Junto ao complexo em saúde Unacon, Itabuna dispõe hoje de um ambulatório de especialidades (localizado no Hospital Manoel Novaes), porta de entrada do SUS para onde o paciente com forte suspeitas deve ser encaminhado por unidades de saúde da Atenção Básica ou pelas Secretarias de Saúde dos municípios pactuados.
O primeiro atendimento da Unacon é realizado por médicos especialistas, que avaliam cada caso. Após esta análise, é realizado o encaminhamento para o tratamento, que, de acordo com o diagnóstico, deve ser indicado para radioterapia, quimioterapia, ou cirurgia oncológica.
Assim, a Santa Casa de Itabuna consegue oferecer hoje, além do diagnóstico, as três alternativas de tratamento, deixando à disposição do médico alguns dos mais modernos métodos e tecnologias de combate ao câncer a partir do Centro de Radioterapia de Itabuna (situado no Hospital Manoel Novaes), da Unidade de Quimioterapia de Itabuna (localizada no Hospital Calixto Midlej Filho) e do corpo clínico com um conjunto de médicos cirurgiões oncológicos para tratamento cirúrgico.
Claudio é redator do site Macuco News e radialista da Sideral FM, dedicado a trazer as últimas notícias e informações importantes para a comunidade de Buerarema e seus arredores...
Nenhum comentário
Postar um comentário