ACAMPAMENTO TERRA LIVRE DISCUTE DIREITOS DOS POVOS INDÍGINAS

Desde segunda-feira (2/5), integrantes de pelo menos 70 povos indígenas ocuparam a Esplanada dos Ministérios e iniciaram o Acampamento Terra Livre 2011.
A atividade, que já está em sua oitava edição, é um importante momento de formação, reflexão e protestos para a reivindicação da efetividade dos direitos indígenas, principalmente diante da intervenção dos grandes projetos de desenvolvimento e do agronegócio em seus territórios.
“Eles vêm denunciar uma série de fatos, entre os quais a perseguição política  e criminalização de indígenas, que levou dezenas de índios a terem prisão preventiva decretada recentemente. Esse é um processo tem ocorrido constantemente em todo o Brasil”, declarou o deputado federal Valmir Assunção, em pronunciamento na Câmara dos Deputados.
Os indígenas questionam este modelo de desenvolvimento que destrói florestas, a cultura indígena que vem de seus antepassados e que tem uma relação direta com a natureza. Lutam pelo respeito a suas terras e ao seu povo.
“Eles fizeram esse acampamento em Brasília para denunciar reivindicar a necessidade da demarcação das terras indígenas em todo o País. Esse é um esforço grande e eu tenho certeza de que todas as pessoas que integram movimentos sociais, que lutam por liberdade e pela democracia irão apoiar a luta do povo indígena, porque é importante para a democracia brasileira”, completou Valmir.

Postado: Blog do Claudio

0

Nenhum comentário

Postar um comentário


ESPORTES

Esportes

ESPORTES

Esportes
© Copyright 2024
Macuco News Noticias de Buerarema, da Bahia, do Brasil e do Mundo