Prefeito de Novo Santo Antônio (1.063 Km a nordeste de Cuiabá), Valdemir Antonio da Silva (PMDB), foi executado com 3 tiros na região do tórax na tarde de sábado quando chegava em sua residência ao retornar de uma festa em uma chácara. O crime, praticado por um homem que invadiu a área da casa, por volta das 17h30, foi presenciado por dois filhos da vítima, entre eles um adolescente de 13 anos que foi atrás do pai ao ouvir um barulho. Bastante abalado, o garoto não sabe informar aos policiais as características do suspeito, e por esse motivo a Polícia Militar fez rondas na região, mas não prendeu ninguém.
Também conhecido como Quatro Olhos, o gestor chegou a ser levado para o Hospital Municipal, mas já chegou morto. A prinicipal suspeita é crime político. O comandante interino do 23ºBPM, capitão Querubino Soares Neto diz que existe uma rixa entre o prefeito e grupos políticos adversários, que já chegaram a tomar o cargo, mas que foi conseguido de volta na Justiça por Valdemir. Ele diz que um desses adversários, seria o próprio vice-prefeito, Geraldo Vitor de Freitas, mas que ainda não existem provas de que ele possa estar envolvido.
O crime está sendo investigado pelo delegado de São Félix do Araguaia (1.200 Km a nordeste de Cuiabá) Wiliney Santana Borges, local onde foi encaminhado o corpo para os exames de necropsia. Ainda de acordo com o capitão PM Soares, equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Água Boa já colheram materiais para subsidiar os trabalhos de Borges, que já começou a investigar o caso neste domingo.
Valdemir que exercia seu primeiro mandato, do pleito de 2008, chegou a ser afastado do cargo, acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de supostos atos de improbidade administrativa. Entretanto, conseguiu na Justiça, uma liminar concedida para desbloquear os bens e retornar no começo deste ano, ao comando do município criado em setembro de 1999 e atualmente com uma população de apenas 2 mil habitantes coforme o censo 2010, do IBGE.
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, emitiu nota de pesar, onde "lamenta com a morte do prefeito e disse que já solicitou à Secretaria de Estado Segurança Pública todo o empenho na apuração do crime".
Meraldo informou ainda que a AMM está empenhada para que o caso seja esclarecido o mais rápido possível.
Meraldo informou ainda que a AMM está empenhada para que o caso seja esclarecido o mais rápido possível.
O crime: De acordo com o capitão Soares, o prefeito ao chegar em casa na tarde de sábado entrou para sua residência com os familiares mas esqueceu a porta aberta. Ao ouvir um barulho, voltou para fechar a porta, pois já teria sofrido ameaças de morte em outras ocasiões, mas foi surpreendido por um homem que estava na área externa da casa e disparou vários tiros. Três deles atingiram o peito do gestor, que chegou a ser socorrido mas não resistiu. O filho de 13 anos que foi atrás do pai para fechar a porta presenciou a execução, mas banstante assustado informou à Polícia que não viu o rosto do assassino
Postado: Blog do Claudio
Nenhum comentário
Postar um comentário