Nasci em agosto de 1960, numa casa localizada na Rua Floriano Peixoto (Rua dos Artistas), no recente criado município de Buerarema, antiga vila de Macuco. Sempre me orgulhei de ser bueraremense, terra de grandes valores morais, sociais, esportivos, culturais, etc.
Até alguns anos atrás, esse orgulho era o meu parceiro, andava sempre comigo, pois onde quer que eu fosse e me perguntassem você é de onde? , respondia com peito erguido, de Buerarema - Região Sul da Bahia. E, quando algumas pessoas não sabiam onde estava localizada Buerarema eu descrevia sua localização como sendo vizinha de ltabuna e Ilhéus.
Buerarema, que tanto eu quis ver grande quanto o seu nome, hoje padece, pois, há anos tem sido penalizada por uma seqüência de prefeitos ruins, ao ponto de ter quem diga, que "SAUDADE DE PAULO PORTELA". Como se não bastasse, os três últimos mandatos em que se revezaram 02(DOIS) GRUPOS POLITICOS, transformou-se numa grande brincadeira de mau gosto, em que cada um só pensa em destruir o outro, deixando o Município entregue às mazelas do desgoverno, cada dia mais carente de tudo: obras, esporte, lazer, saúde, estradas, educação, empregos, limpeza, etc...
A política em Buerarema hoje está resumida a 02 grupos políticos. Esses travam uma batalha pessoal contínua, não se importando com os munícipes, uma vez que milhares ou milhões de Reais tem sido gastos com defesas em diversas instâncias da justiça, (sabe DEUS de onde vem tanto dinheiro para essas DEFESAS), para que possam se sustentar no poder. De ambos os lados percebe-se o esforço empregado para que possa um derrotar o outro e conseqüentemente, o grupo vencedor assumir o poder.
Os poucos recursos que o município consegue são oriundos de minguados repasses do Governo Federal e Estadual já que, não possui indústrias para gerar renda, por outro lado, também a agricultura está quebrada e os Agricultores endividados, inseguros e amedrontados com as ameaças constantes de invasões pelos PSEUDOÍNDIOS.
Diante desse quadro, sofrem os habitantes que tem presenciado, sem perspectivas de melhoras, muitos danos causados à população, o que tem levado muitos PAIS ao desespero, pois são forçados a ver seus filhos saírem de seu torrão, para se aventurarem em terras longínquas e estranhas, em busca de uma melhoria, ou então, assistir serem tragados pelas drogas que estão aí, de braços muito abertos para acolhê-los e depois destruí-los.
Uma prova disso é a grande Migração de pessoas de todas as cidades para o Estado de Santa Catarina, que, segundo estimativas, existem mais de 4.000 (quatro mil) bueraremenses naquele estado, principalmente na cidade de Brusque, onde distante de suas famílias, raízes e amigos, buscam uma vida digna, pois mesmo com muita saudade, encontram emprego, inclusive meu próprio filho Vicente, encontra-se lá, já que nossa região e especificamente minha querida cidade, não oferece vagas para trabalho.
Ironicamente, o único ramo de negócio que tem crescido em Buerarema é o comércio de FOGOS de ARTIFÍCIO, pois toda semana, milhares de reais são gastos na compra destes, e a cada DECISÃO DO JUDICIÁRIO em diversas instâncias, beneficiando um ou outro GRUPO POLITICO, os dois lados que disputam o poder, soltam fogos comemorando.
O nome de Buerarema que sempre apareceu na mídia em notícias boas, atualmente só é destaque em MANCHETES RUINS: SUMIÇO DE ESPANHOL, CHACINA DE FAMÍLIAS,TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES, INVASÕES DE TERRAS DE PEQUENOS E TRADICIONAIS AGRICULTORES POR FALSOS ÍNDIOS, etc... .
Por essas e outras, o povo bueremense hoje, tem sido motivo de Chacotas constantes, como por exemplo, sua cidade já tem Prefeito? Quando é que o prefeito cai de novo? Babau agora é quem manda em sua cidade! Cacique Babau é quem vai ser o novo prefeito!, etc... ,etc....
Isso me deixa muito triste, pois gostaríamos muito de poder estampar um adesivo no carro com frases como muitas que vemos por aí, por exemplo: "ORGULHO DE SER NORDESTINO" E que no nosso caso seria "ORGULHO DE SER BUERAREMENSE".
Conterrâneos, no próximo ano teremos eleições, analisem bem em quem votar, vejam quem poderá trazer de volta o ORGULHO BUERAREMENSE.
Um abraço,
Luiz Anselmo Ferreira Valor
Cidadão bueraremense, casado,2 filhos,Funcionário Público Federal,não sou nem pretendo ser político. Pretendo ver minha cidade crescer e nossos conterrâneos felizes , sentirem ORGULHO DE SER BUERAREMENSE.
"FALTA HOMEM NESSA PORRA" (Finado Petronílio)
13/09/2011
Redação do Blog do Claudio
Nenhum comentário
Postar um comentário