Gato conquista eleitores em cidade no México


Campanha em rede social mobiliza eleitores de uma cidade no México a votarem no gato Morris para prefeito
Foto: Facebook / Reprodução
CIDADE DO MÉXICO - “Cansado de votar em ratos? Vote em um gato.” O slogan da campanha de Morris tem atraído dezenas de milhares de simpatizantes pelas redes sociais para a Prefeitura de Xalapa, no leste do México. A onda poderia ser encarada como um sopro de esperança na política do país não fosse o fato de que Morris é, de fato, um felino.
- Ele dorme quase o dia todo e não faz nada, ou seja já é quase um político - ironizou o dono do animal, Sergio Chamorro, de 35 anos, que o adotou no ano passado.
Morris, um gato preto e branco com olhos alaranjados, foi lançado candidato por Chamorro e um grupo de amigos depois de eles ficarem desiludidos com as promessas vazias dos políticos. A campanha inusitada tem feito tanto sucesso que outros candidatos do gênero já começam a aparecer em diversos cantos do México. Em Tepic, por exemplo, as redes sociais lançaram “Tina, a galinha”; em Oaxaca existe “Tintan, o cão”.
- Morris tem sido um catalisador para mostrar o descontentamento que existe em nossa sociedade - disse Chamorro. - Nossa mensagem desde o início tem sido “se nenhum dos candidatos nos representa, vamos votar em um gato”, e parece que as pessoas estão respondendo a isso.
O gato-candidato já possui um site, uma conta no Twitter e uma página no Facebook com mais de 115 mil curtidas, que o torna mais popular em redes sociais do que os cinco candidatos humanos a prefeito de Xalapa. Americo Zuniga, o candidato do partido do governo que lidera as pesquisas eleitorais, tem 33 mil curtidas no Facebook.
Xalapa, uma cidade universitária de 450 mil pessoas, é a capital do estado de Veracruz, onde os moradores nos últimos dois anos têm enfrentado problemas com a violência, escândalos de corrupção e as mortes de pelo menos nove jornalistas e repórteres fotográficos. A eleição vai ocorrer no próximo dia 7 em 14 estados do país.
Diante do “fenômeno”, membros do Instituto Eleitoral de Veracruz pediram aos eleitores para não desperdiçarem seu voto em um gato.
- Estamos pedindo para que as pessoas participem, votando nos cidadãos inscritos nas cédulas - afirmou a presidente do instituto, Carolina Viveros. - Todo o resto faz parte das expressões que acontecem nas mídias sociais e eu respeito isso, mas você tem que votar nos candidatos inscritos, por favor.
0

Nenhum comentário

Postar um comentário


ESPORTES

Esportes

ESPORTES

Esportes
© Copyright 2024
Macuco News Noticias de Buerarema, da Bahia, do Brasil e do Mundo