Buerarema: Como comemorar seu aniversário?

Não quero me tornar repetitiva, mas sim dizer da minha tristeza e indignação diante dos últimos fatos registrados em nossa esquecida Buerarema. Talvez pareça à grande maioria dos que possam ler esse texto, que apenas escrevo para exercício dessa atividade tão corriqueira na vida de uma professora. Pois eu lhes digo que não! Passo horas na solidão do meu quarto tentando encontrar uma fórmula capaz de estimular os meus alunos para a busca de conhecimentos. E quando descubro algo que acredito seja interessante, nem assim eu percebo o interesse desses jovens que hoje, assim como eu, não vislumbram nenhuma perspectiva de melhoria para todos os moradores dessa nossa amada cidade! Quando me refiro a “amada” não estou sendo redundante e nem tão pouco demagoga! Eu quero exaltar sim, o amor que sinto pelo lugar onde nasci e vivo até agora! Pois sim, meus queridos conterrâneos, eu escrevo para dividir com vocês a minha dor, a minha angústia, enfim a minha grande revolta em não poder mais dizer aos meus alunos que confiem no futuro! E isso não porque eu não acredite mais no meu trabalho, mas porque não se educa apenas com palavras e sim com fatos concretos! Como provar aos meus alunos que o trabalho dignifica o homem, se a maioria deles presenciou e continua presenciando o sequestro das terras dos seus pais, avós, irmãos ou deles próprios de forma inexplicável? E como torná-los mais participativos e esperançosos, se tudo que suas famílias tinha lhes fora tirado? Assim com vocês, meus irmãos bueraremenses, tenho acordado todos os dias, me perguntando quando e como tudo isso vai acabar? Não encontro respostas e me desespero ainda mais!

E hoje, 17 de setembro, DIA DO ANIVERSÁRIO DE BUERAREMA, não quero relembrar as muitas coisas boas que essa data já nos proporcionou, mas quero sim, ressaltar essa imensa insatisfação em não poder convencer aos jovens de minha cidade, que tudo isso vai passar e que nossa terra voltará ao seu curso normal de crescimento e prosperidade! Para que um dia eles possam, assim como eu, sentir orgulho de ser bueraremense!(Joane Liane)
2
( Hide )
  1. Parabéns amiga Joane por suas sábias e oportunas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Espero que o meu comentário seja liberado, confiando assim que este blog tem respeito por quem o acessa. O problema dos seus alunos não querer ir em busca de conhecimentos não é diferente em todo o nosso país. E também não é por conta dos últimos acontecimentos em nosso município, mas por consequências de gestões desastrosas que passaram por aqui. Que deixaram de investir os recursos devidamente. Que deixaram pessoas manipular esses recursos de maneira errada. Também sou professor nesse município há muitos anos e vivencio na prática. Professores que não tem interesse nem respeito com seus alunos e com sua profissão só pensam em dar atestado para faltar no trabalho e não ser punido. O que não vem a ser o seu caso cara colega, mas te garanto que este fato de terras sendo invadidas não é o culpado da falta de interesse dos seus alunos. Essa semente foi semeada há anos atrás e vem crescendo e refletindo em nossas vidas, atrapalhando não só o processo educacional, mas o financeiro também. Só uma coisa,sabemos quem plantou esta semente em nossa cidade, e nos fazemos de cegos e surdos, camuflando a verdade, e ficamos culpando o governo atual, sendo que este governo atual está também sofrendo as consequências, dessas ex- gestões desastrosas. Busque conversar com seus alunos, contar e mostrar a verdade a eles, e lembre-se nós professores temos o poder nas mãos de mudar uma cidade, um estado e até um país.

    ResponderExcluir


ESPORTES

Esportes

ESPORTES

Esportes
© Copyright 2024
Macuco News Noticias de Buerarema, da Bahia, do Brasil e do Mundo