A audiência de aproximadamente duas horas de produtores rurais do sul da Bahia e políticos com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resultou em promessa de mesa de negociação e anúncio de reforço no esquema de segurança na área reivindicada pelos tupinambás. A audiência ocorreu no gabinete do ministro, em Brasília. Cardozo disse que vai procurar o governador Jaques Wagner para solicitar apoio da estrutura de segurança pública, principalmente da Polícia Civil. O ministro sensibilizou-se com o drama do pequeno agricultor “Messias”. Chorando, ele narrou as dificuldades enfrentadas por ele e outros agricultores e disse não ter passado fome porque tem apoio de comerciantes e políticos. Cardozo prometeu interceder para que o governador baiano assegure auxílio aos produtores desamparados, parte deles acampada em praça pública. A audiência gerou clima de expectativa no município. Os representantes dos produtores levaram documentos e informações tanto do processo de demarcação quanto das disputas recentes. Cardozo disse que necessitava de “paz” (tempo) para tomada de outras decisões e, também, necessitava ouvir a representação tupinambá. Os produtores foram representados, além de Messias, por Luiz Uaquim, em reunião que contou com reforço dos deputados federais Félix Mendonça, Josias Gomes e Geraldo Simões, além da senadora Lídice da Mata. Simões defende que o processo de demarcação de terras seja extinto.Pimenta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ESPORTES
Esportes
Outras informações não foram registradas, como a instalação de tres bases no meio rural formada pela PF e a Força Nacional, com o objetivo de investigar a existência de armas e garantir as reintegrações, além de que não pode deixar de ser citado, por justiça, os nomes dos nossos representantes que viajaram enorme distância para lutar pela causa, é o caso de registrar a presênça de Juninho, vice prefeito, seu irmão de São José tb vice prefeito, Geraldo Aragão representando todos os vereadores e tb produtores, já que ´há muito participa desta luta, Van Moreira, Herman.
ResponderExcluirEsperamos que esta reunião surta efeitos positivos, em especial a normalização para que se possa reiniciar as reintegrações e garantia de sua posse pelos seus legitimos donos.
È preciso chamar a atenção para a importância da reintegração em relação a suspensão de demarcação. Em Mato Grosso, Roraima, Pará, a suspensão de demarcação afeta realmente os indigenas pois que lá eles existem e querem ter terras (questionar apenas guais e a sua área), mas aqui, suspensão nada significa para estes bandidos, eles não querem terras, pois se assim fosse ao invadir cuidaria delas, eles querem é desrespeitar a ordem de reintegração para continuar roubando, daí a importância de manter o agricultor reintegrado no seu direito de permanecer no imóvel, na medida que forem feitas as reintegrações e os bandidos não possam invadir de novo, eles, os que vem dos morros de Ilhéus e de outros tantos lugares, mnercenários, começarão também a desaparecer. Vamos esperar que comece a acontecer algo de positivo para todos nós, mas não podemos baixar a guarda, vamos pacificamente, após este encontro, esperar uma posição do governo, caso em nada resulte teremos que continuar lutando para fazer valer nossos direitos.