Três índios são mortos em região próxima a Ilhéus


Na noite de sexta-feira (8), três índios tupinambás foram mortos em Acuípe, comunidade que fica entre os municípios de Ilhéus e Una, no sul da Bahia. Segundo informações do G1, lideranças indígenas da área contaram que os três índios saíam de uma fazenda quando foram abordados por homens armados. O trio foi baleado por vários tiros e acabou morrendo no local. Representantes da Fundação Nacional dos Índios (Funai) juntamente com a Polícia Federal (PF) estão a caminho da região de conflito. A área em disputa tem 47 mil hectares e está localizada em Ilhéus, Una e Buerarema. Em um estudo realizado pela Funai há cerca de 18 anos ficou constatado que o local é ocupado por famílias indígenas. Desde agosto último, a Força Nacional de Segurança está na região por causa da intensificação dos conflitos, com invasões e protestos. No último dia 25 de agosto o governador Jaques Wagner e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo estiveram na região para intermediar o conflito entre índios e produtores rurais pela posse da terra.
3
( Hide )
  1. Por Amor aBuerarema e Respeito ao Povodomingo, novembro 10, 2013

    Mas que índios foram mortos? e ainda Tupinambás! é por isto que a mídia continua concorrendo para dar uma ideia errada dos fatos ,não existem índios na região muito menos tupinambás.
    Mesmo que existissem não teriam direito nenhum, só os que estivessem em 05 de outubro de 1988 ocupando alguma terra. Não adianta a FUNAI e sua corja dizer que existia no passado, a lei diz clar, o marco temporal é 05 de outubro, e as mortes nunca se sabe a causa ou os matadores, a região está infestada de bandidos e traficantes de drogas, é a briga por ponto também no meio rural, estão matando uns aos outros por disputa de local de tráfego e pelos roubos nas fazendas, aí ficam a dizer que são os agricultores, acho que no dia que o agricultor ver que o governo os abandonoi aí sim resolverão o problema

    ResponderExcluir
  2. Que mentira! Q/ o governador muito menos o ministro nunca estiveram na região p/a intermediar conflito! Marcaram, mas não passaram de Salvador, agricultores e falsos índios q/ foram até eles e nda resolveram só bla´blá blá e índios continuam invadindo, batendo e humilhando os pequenos e humildes agricultores, q/ estão a mercê desse horror.

    ResponderExcluir
  3. Não sabem nem mentir, viram que os mortos (estes sim devem ter contas a certar com a justiça), foram abordados por homens armados que atiraram neles, mas quem foi que viu? e se viu quem eram estes homens armados, que história mau contada, continuo dizendo, a região está infestada por elementos que hoje brigam até por ponto de drogas, a investigação tem que começar por aí, pode ser que seja um destes casos

    ResponderExcluir


ESPORTES

Esportes

ESPORTES

Esportes
© Copyright 2024
Macuco News Noticias de Buerarema, da Bahia, do Brasil e do Mundo