4 de out de 2017

MARAÚ: AVANÇO DO MAR PREOCUPA MORADORES DA VILA DE SAQUAÍRA

O avanço do mar preocupa moradores da vila de Saquaíra, município de Maraú, local que recebe no verão um grande fluxo de turistas, especialmente da região de Ipiaú e Jequié. Nos dois últimos dois anos têm se registrado um grande avanço das ondas que vêm causando erosões e destruindo algumas áreas onde antes eram ocupadas por barracas. A força da maré já se aproxima de algumas residências próximas da praia. 
Além da preocupação com o fenômeno natural, os moradores da vila reclamam da falta de apoio da prefeitura na retirada de entulhos na praia. O avanço do mar não é um fenômeno registrado apenas na Bahia, mas também no litoral dos 17 estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. A Bahia, que possui o maior litoral do país, com mais de 1.000 km de costa, apresenta situação "confortável", com 26% do litoral com avanço do mar, 6% de recuo e 8% estabilizado por obras de engenharia. O índice está considerado dentro de um padrão da média nacional.
Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em algumas áreas do litoral brasileiro, o mar também está recuando em parte significativa, o que vem mudando o mapa litorâneo do país. Especialistas preveem alterações ainda mais significativas nos próximos anos
Postagem Anterior
Próxima Postagem

0 comentários :