MANDIOCA É OURO FARINHA DE BUERAREMA MELHOR AINDA

O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, com uma produção de 24,8 milhões de toneladas. O Estado da Bahia é um dos principais produtores sendo a maior área plantada do país com produção estimada de 4,2 milhões de toneladas de raiz e juntamente com o Estado do Pará respondem por 39% da área cultivada, sendo que, na Bahia, 99% da produção são originárias do trabalho de agricultores familiares, que contam com assistência técnica rural da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI).
No próximo dia 22 de abril, os produtores dessa raiz têm muito a comemorar. Além da data, simbolizar o descobrimento do Brasil é também o Dia Nacional da Mandioca, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no ano de 2007, em analogia à data histórica, justamente pela importância dessa cultura, desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais.
O pequeno produtor e comerciante da região Sul da Bahia, Hamilton João dos Santos, diz que através do comércio de subprodutos da mandioca, como a famosa farinha de Buerarema e o beiju recheado, conseguindo dar um novo rumo para a vida dele e de toda a família. Hoje, ele administra o comércio do beiju, feito na hora, com a ajuda dos filhos e da esposa. No Box Jorge Amado, no município de Ilhéus, o cliente pode escolher entre os 45 sabores diferentes, disponíveis no cardápio. O valor que fatura por mês com a venda do beiju, Hamilton não revela, mas diz que já conseguiu comprar uma moto, pagar as dívidas e alugar uma casa espaçosa no município de Ilhéus. “A maior parte da mandioca, que utilizo para fazer a tapioca, extraio da minha fazendinha. Daqui a alguns meses, eu já vou comprar um terreno e construir a minha casa”, ressalta o agricultor, cheio de otimismo.
Hamilton morava na zona rural de Buerarama e acumulava muitas dívidas. Ele viu a sua história de vida mudar ao ingressar, há três anos, no projeto de Mandiocultura da Microrregião de Buerarema e Ilhéus, desenvolvido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com o SEBRAE, SENAR, Banco do Brasil, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), prefeituras municipais e Conselho Regional Associativista de Buerarema e Adjacências (CRASBA), com o objetivo de fortalecer a atividade na região.
Técnicos da EBDA, ao longo destes anos, vêm orientando os produtores rurais no uso de tecnologias apropriadas nas operações que compõem o sistema de plantio da cultura da mandioca. De acordo com o Engenheiro agrônomo Paulo Carilo, a produtividade da mandioca, na região Sul da Bahia, aumentou de 12 toneladas para 20 toneladas, devido ao apoio técnico oferecido pela Empresa na cadeia produtiva da Mandioca. “
Paulo Beline: Funcionário Público da EBDA
Postado: Claudio da Conceição

0

Nenhum comentário

Postar um comentário


ESPORTES

Esportes

ESPORTES

Esportes
© Copyright 2024
Macuco News Noticias de Buerarema, da Bahia, do Brasil e do Mundo