A banana (Musa spp.) é originaria do sudeste asiático, sendo uma das frutas mais consumidas no mundo. Cultivada em mais de 120 países tropicais, ocupa cerca de 09 milhões de hectares. O Brasil é o segundo maior produtor mundial, tem cerca de 520.000 hectares plantados, com 07 milhões de toneladas produzidas, exportando apenas 3% da produção, com um valor estimado de US$ 52,5 mil. No Brasil a produção ocorre em todos estados, destacando a São Paulo em primeiro lugar e a Bahia em segundo.
Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA Paulo Beline, no Brasil a banana é a segunda fruta mais consumida de forma “in natura”, perdendo somente para a laranja e o quarto alimento mais produzido no mundo, na ordem arroz, trigo, milho, banana. Na Bahia o município maior produtor é Wenceslau Guimarães situado na microrregião de Gandú.
Possui grande importância econômica e social e produz frutos de alto valor nutritivo e medicinal. A banana é um alimento energético, composto basicamente de água e carboidratos, contendo pouca proteína e gordura. Alem de rica em sais minerais como sódio, fósforo e especialmente potássio, a fruta contem vitaminas como A, B2, B6, C e outras. Na medicina popular a banana é indicada contra anemias, constipações intestinais, câimbras, depressão, azia, hipertensão entre outras.
A EBDA através de seus técnicos e com programas na cadeia produtiva de fruticultura, especialmente a banana, devido ao sustentáculo que promove essa fruta no aumento da renda e alimentar na vida dos agricultores. Os métodos educativos (extensão rural ) desenvolvidos como cursos, treinamentos, implantação de campos de multiplicação para agricultores familiares, vindo minimizar a crise e o desemprego produzidos pela cultura do cacau.
Na comercialização houve valorização por parte do governo com programas de aquisição desse alimento através da CONAB/PAA e PNAE (programa nacional alimentos para merenda escolar) onde é lei as prefeituras adquirir com qualidade 30% do produto da agricultura familiar para merenda escolar. Beline diz que grande problema da durabilidade do bananal na região é a falta de manejo tecnicamente correto com a cultura, sendo aplicado, podendo chegar a 15 anos.
Parabens ao blogueiro que publicou essa materia da BANANA é fundamental o agricultor saber disso valeu mesmo eu nunca sabia que WENCESLAU GUIMARÃES era o maior produtor de Banana na nossa região valeu ao Paulo Beline pela escrita do produto da BANANA a nossa escassez é nós não sabermos cultivar e produzir mais BANANA é bom saber que tem alguem ciente na melhoria da nossa BANANA vai faltar mais estamos indo cuidar valeu ao Blog continue publicando coisa boa
ResponderExcluirMuito produtivo não só para o agricultor mais também no seio academico tem uma grande relevancia meus parabéns ao blogueiro.
ResponderExcluir