Uma enfermeira da secretaria de saúde de São José da Vitória está atendendo aos pacientes em um banco na recepção no posto de saúde da cidade o fato pegou de surpresa a coordenação do posto de saúde que comunicou de imediato á secretaria de Saúde .Alguns pacientes vem desistido do atendimento pois em sua maioria são mulheres e sentem-se constrangidas em ser consultada naquele local na presença de um segurança o que viola o código de ética da área de saúde.Informações dão conta que no dia 30/07/2014 a enfermeira chegou até a secretária de saúde dizendo que não queria mais ficar no PSF ,queria ficar na recepção no lugar de uma colega , e após esse comunicado a mesma vem constantemente apresentado atestado médico inclusive estava de atestado de 15 dias, a partir do dia 05/11/2014 e só retornando na sexta fe dia 21 de novembro. A enfermeira é concursada com carga horaria de 20 horas trabalhando no PSF apenas tres dias o PSF é preconizado pelo ministério da saúde 40 hs, e a mesma só atendia três dias da semana, sendo segunda, quarta e sexta e como prova documento em anexo a mesma assinava o livro de ponto ,que estava no município todos os dias das 08:as 17 tendo dias da mesma assinar que ficou atendendo até as 19:e 40,sendo que o atendimento do PSF é de 08 hs. A secretária de saúde esclarece que a mesma tem uma ampla sala climatizada pra ela atender, inclusive foi colocada mesa cadeira mas ela só entra na sala quando ela quer, estas reações tem causado preocupação, pois a profissional em questão vem apresentando constante variação de humor e tem ficado na sala de espera sentada dizendo que esta fazendo pré-natal, sendo que pré -natal é uma das atribuições que a mesma deixou de fazer desde do dia 30. 07 e a mesma não aceitou a coordenação do PSF, além de hiperdia e planejamento familiar todas essas são atribuição da enfermeira do PSF..
Segundo a secretária de saúde de São José da Vitoria, Cristina esclarece que a enfermeira está precisando de cuidados médicos “Estamos preocupados com ela sim que é uma excelente profissional e ela pode tirar licença de quanto tempo for preciso para se cuidar. Estamos dando todo apoio “Disse a secretaria.Fonte: SJV
Muito bem secretária!. Tem que prezar pela saúde de seus funcionários. Seria muito fácil jogar toda responsabilidade sobre a enfermeira, que de fato, pode tá passando por problemas emocionais, tendo a necessidade de ser afastada para tratamento e retornar com suas atividades em perfeito estado físico e mental e consequentemente, a população irá ganhar com isso. Parabéns novamente Srª. Secretária, deveria ser nomeada para ser do Estado.
ResponderExcluir